para escutar!

SUPERMAN – O FILME (1978) | uma análise

superman-o-filme-1978-analise-pixel


Confira nossa análise sobre o Superman – O Filme (1978), dirigido por Richard Donner e marcou a estreia dos filmes do sub-gênero super-heróis.

“Você vai acreditar que um homem pode voar.”

SUPERMAN – O FILME (1978) | o filme

A primeira década dos anos 2000 deve ficar marcada com o boom de produções cinematográficas focadas em HQ’s. Foi a definição do sub-gênero que sempre esteve presenta na história do cinema, porém, não com tantos lançamentos e investimentos que os últimos trabalhos receberam.

Mesmo com tanta tecnologia e efeitos de qualidade nos dias atuais, um filme antigo ainda continua imbatível no quesito de melhores adaptações dos quadrinhos para as telonas e esse filme é “Superman – O Filme“, de Richard Donner.

A história do filme começa com sua publicidade, quando foi divulgado com o slogan “você vai acreditar que um homem pode voar”. E todos acreditaram. Os efeitos de visuais de “Superman – O Filme” são espetaculares para a época e melhores que de muitos filmes que a gente perde tempo assistindo hoje em dia. O filme ganhou o Oscar para a categoria de Melhores Efeitos Visuais, além de ser indicado para Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.

lex-luthor-1978-pixel

A trilha sonora é outro capítulo especial sobre esta bela obra. Composta por John Williams, ela como em muitos clássicos compostos por ele, se tornou um verdadeiro sinônimo do personagem principal. É impossível não lembrar do tema quando citado o nome do super-herói.

Mas não são apenas os efeitos e áudio que fazem desse filme a obra que ele é. Aqui temos um roteiro simples, porém completo, que detalha o verdadeiro Superman, o escoteiro da sociedade americana pronto para ajudá-la seja qual for sua necessidade, criação de Mario Puzo, vencedor do Oscar com os roteiros de “O Poderoso Chefão” e “O Poderoso Chefão II“.

Grandes nomes em interpretações sensacionais deram vida ao roteiro, com destaque para um divertido e extremamente narcisista Lex Luthor, interpretado por Gene Hackman, e para Marlon Brando, que fez Jor-El e gravou tudo o que seu filho precisava saber para ter uma boa vida na Terra. Sem dizer a atuação de Christopher Reeve, um ator desconhecido na época, que encarnou a melhor versão de Superman já criada e praticamente ditou os traços a serem seguidos em tudo que era feito sobre o homem de aço, além de ser um engraçadíssimo Clark Kent nos corredores do Planeta Diário e em cena funcionar muito bem ao lado de Margot Kidder,  e sua, determinada e inesquecível, Lois Lane.

superman-lois-lane-1978-pixel

SUPERMAN – O FILME | resumo final

O filme saiu em 1978, comemorando 40 anos da criação do super herói e, em resumo, narra o trágico final do planeta Krypton, a chegada do menino Kal-El à Terra e a descoberta de sua origem e destino. Na trama, também são introduzidos diversos elementos chave do universo de Superman, sua paixão por Lois Lane, a rivalidade com Lex Luthor, a amizade com Jimmy Olsen e até o vilão Zod, dando uma pequena ponta para uma sequência que certamente seria realizada.

“Superman – O Filme” é um grande filme e conquistou multidões, aumentado ainda mais o carinho por um dos heróis mais carismáticos dos quadrinhos. Além disso, possui reconhecimento por ser um marco e dificilmente, mesmo com dúzias de filmes de heróis sendo feitos anualmente, não aparecerá em lista que apontam as melhores adaptações de HQ’s já criadas. 5 estrelas.

superman-1978-cover-pixel

*****

SUPERMAN – O FILME | curiosidades

  • Não foi a primeira aparição do homem de aço no cinema como muitos dizem, afinal, em 1951 foi lançado “Superman e os Homens Toupeira” e era a estreia de George Reeves (sem parentesco com Christopher Reeve) na capa de vermelha.
  • Steven Spielberg foi convidado para dirigir o filme, porém o alto salário assustou os produtores, que resolveram esperar para ver como seu filme “Tubarão” se sairia nas bilheterias. O filme foi um sucesso e eles desistiram da ideia.

SUPERMAN – O FILME | trailer

Escrito por:

Leave a comment